Viaje nesse Filme - 2 - Deu a louca na Chapeuzinho

Olá viajantes,

    Para a avaliação, assistimos junto com a tripulação o filme “Deu a louca na Chapeuzinho”. Dentre várias relações possíveis com a disciplina Diplomática e Tipologia Documental, tentaremos abordar partes do filme que chamaram nossa atenção. Apertem os cintos e vamos lá!!
     O filme é uma releitura da história infantil Chapeuzinho Vermelho e conta a investigação do roubo das receitas de doces. O inspetor Pirueta (o sapo), junto com a polícia, analisa as versões dos envolvidos na conhecida história (Lobo, Vovó, Chapeuzinho e o Lenhador) para desvendar quem é o vilão da trama, afirmando que “se uma árvore cair na floresta, existirão três versões da história: a minha, a sua e a da árvore!”, que pode ser comparada à afirmação de Luciana Duranti de  que para entender diplomaticamente um documento é necessário investigar a compreensão da sua forma: contexto individual do criador e contexto constituído pela doutrina legal da sociedade onde vive esse criador, que podem ser “as versões”, pois mesmo os documentos que são imparciais ( “são livres da suspeita de preconceito no que diz respeito aos interesses em nome dos quais os usamos hoje”, segundo Hilary Jenkinson) são criados segundo interesse de alguém.
      Pirueta não come mosca, e nos dá outra pérola, dizendo que “um crime é como um quebra-cabeça, pois todas as peças são diferentes, mas quando juntas formam uma lógica”, da mesma maneira que um arquivo é formado, pois é originado de vários documentos com tipologias, gêneros e espécies diferentes que juntos formam um contexto claro, pois o arquivo é um todo constituído por partes; é impossível entender e controlar o todo sem compreender e controlar suas partes.
      No filme,o “livro de receitas” é roubado na intenção de que as lojas de doce quebrem. Podemos perceber que o livro que está guardado e passa pela custódia de Chapeuzinho, da Vovó e depois do Vilão do filme (O coelho), em cada momento o Produtor arquivístico desse documento muda, de acordo com o detentor do livro.
Até a próxima!
Postado por Janaina e Raiane
Marcadores: edit post
0 Responses

Postar um comentário