E o Bush tava viajando?


E a veracidade???


Procurando por uma foto para dar o ar da graça na nossa bibliografia me deparei com aquela famosa foto do Bush com um livro de cabeça pra baixo (foto acima).
Mas será que era verídico? Há um vídeo que o mostra segurando um livro de cabeça pra baixo em outra ocasião (aqui). Por que não aconteceria outra vez??
Mas não aconteceu. A imagem foi manipulada. No mundo vale tudo pra ridicularizar um presidente. Deu certo, a foto falsa circulou por muitos blogs e vário emails, hoje é muito mais conhecida do que a verdadeira. 
Eis a foto verdadeira. Fonte: Associated Press
A comparação das fotos (e até a própria análise da foto falsa) nos mostra alguns sinais de edição.
 Observe, por exemplo, que a imagem na parte de trás do livro nas mãos do aluno e um outro sobre a capa do livro nas mãos do presidente Bush é o inverso do outro, o que mostra que a foto foi manipulada.¹

Mas qual é o problema? Apenas uma graça da net? Não!
hoje, por exemplo, uma imagem fotográfica pode valer pelo fato, ou personagem, como se ele estivesse ali presente. Aliás, em algumas situações pode valer mais do qeu o proprio referido, alterando o significado desde, como em imagens do tipo "tira-teima", usadas para esclarcer lances polêmicos em competições esportivas.²
E quando essa imagem é adulterada? Para o popular, já diz o ditado: uma imagem vale mais que mil palavras. Elas podem modificar o imaginário social. Como o "ato heróico de um homem que sozinho conseguiu barrar o avanço de uma coluna de tanques de guerra transformou-se em símbolo"³. E se essa imagem fosse inverídica?
As representações sociais, deste modo, têm uma influência decisiva no processo de percepção que, por sua vez, vai gerar novas representações sociais, e assim por diante. Existe então uma articulação prela entre o fenômeno da percepção e a formulação de conceitos, e vice-versa, onde todas as etapas se articula continua e dialeticamente.
Com a internet,  e a rápida disseminação da informação, a representação social de um presidente, mesmo que por meio de uma foto manipulada, seria enorme. 
No Brasil o ambiente não é diferente. A coisa é tão séria que o STJ já se pronunciou no sentido que o direito à imagem é um direito essencial à pessoa.
Mas o desafio para nós, futuros profissionais da ciência da informação, é garantir a imagem como documento arquivístico, com a correta contextualização, sempre se preocupando com o direito à imagem. Para se libertar daquela crise do documento imagético como prova documental. Mas, infelizmente não é possível garantir a veracidade das informações dos documentos.. Mas e a autenticidade?
Sobre veracidade e autenticidade:
... enquanto a autenticidade está voltada para o processo de criação do documento, a veracidade está ligada diretamente a qualidade das informações que compõe este certificado."
O arquivo tem que servir como ponto para a tomada de decisões numa organização e, assim, subsidiar decisões. Deste modo, como documento de arquivo, uma imagem NÃO deve valer mais do que mil palavras (ou documentos). A produção de documentos imagéticos geralmente ocorre concomitantemente com a de textuais relativas a mesma função. Esse conjunto documental, portanto, se autenticaria. Voltando a imagem do Bush, notícias de jornais sobre a distração ou relatos dos presentes poderiam autenticar a foto.

Todo documento de arquivo deve ser analisado organicamente. Mas em relação ao documento imagético, essa relação é tudo, justifica a própria existência do documento. "Fora desse contexto, o documento torna-se vazio, do ponto de vista arquivístico." Pois na classificação arquivística da imagem, a ênfase é na função. "Somente sua contextualização em uma dimensão arquivística será capaz de determinar com exatidão sua origem e os motivos de sua produção".

Essa aconteceu
(clique para ampliar)
Essa não
(clique para ampliar)
O que ele acha sobre a opinião americana
(clique para ver o vídeo)
Há divergências sobre o fato
(clique para ler mais)
O Bush já viajou muito, mas não naquela ocasião.

Fontes:
¹ Snopes.com. This is America. <http://www.snopes.com/photos/politics/bushbook.asp> Acesso em 8 jun
² ³ ⁴ ⁶  ⁷  LOPEZ, A. P. A. . As razões e os sentidos: finalidades da produção documental e interpretação de conteúdos na organização arquvística de documentos imagéticos. Maringá (PR): EDUEM, 2002 (Resumo de pesquisa).
 STJ. Direito à imagem: um direito essencial à pessoa. <http://www.stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=101305> Acesso em 8 jun

Postado por Jonatas.
0 Responses

Postar um comentário