História Sem Fim

Bom dia, Boa Tarde, Boa Noite (depende da hora que vocês lerem...)

Conforme solicitado pelo blog Arquivos da Night, faremos uma análise diplomática e tipológica do seguinte bilhete de passagem:
Então, lá vamos nós!
Denominação: Cartão de Embarque 
Denominação da Espécie: Passagem Aérea
Tipo Documental: Passagem Aérea

Caracteres Externos
Gênero: Textual
Suporte: Papel
Formato: 1/3 de folha avulsa
Forma: cópia imitativa (aquela que segundo Duranti, reproduz o conteúdo e as formas do documento original, sem a intenção de enganar.Chegamos a essa conclusão devido ao "fac-simile" inscrito no documento, pois fac-simile é toda cópia ou reprodução que apresenta uma grande semelhança com o original. )
Signos Especiais: Logomarca da Companhia Aérea, marcas d'água.
Idioma: Inglês
Linguagem: Formal
Possui data tópica e cronológica
Caracteres Internos
Produtor: Companhia Aérea
Receptor: A pessoa que compra a passagem
Função Administrativa: Comprovar o direito de viajar
Função Arquivística: Comprovar gastos
Descrição: Cartão de embarque, contendo dados pessoais do passageiro, locais de embarque e desembarque, horários dos voos, local e data da compra, valor da passagem, número do cartão de embarque...

Segunda parte da atividade: analisar a autenticidade e veracidade do documento apresentado.
Quanto à autenticidade, não temos acesso ao documento para dizer se ele é autêntico ou não. Porém, se considerarmos que o referido documento passou por todo o trâmite exigido até chegar ao seu produtor arquivístico, bem como se ele foi produzido de acordo com as normas e especificações exigidas, ele pode ser considerado autêntico. A autenticidade também pode ser garantida pela disposição e estruturação das informações. Essas são as mesmas de outros cartões de embarque e, em comparação com outros documentos da mesma espécie da mesma Companhia Aérea, pode-se perceber que a estrutura se repete: logomarca da empresa na mesma posição, número do cartão de embarque, bem como a disposição das demais informações.
Quanto à veracidade das informações, já vimos em sala de aula o quanto é complicado atestar a veracidade de qualquer documento. Não sabemos se os dados fornecidos na hora do preenchimento do cartão de embarque são verdadeiros, nem se os documentos apresentados para tal fim também são. Além desses fatores complicadores, o documento fornecido está em meio digital, o que facilita as adulterações. Então, não nos é possível dizer se o documento apresentado é verídico ou não.

Continuando a história....
Os participantes que comemoraram o sucesso das atividades desempenhadas na UnB, ao conhecer Brasília, uma das cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014, resolveram viajar para essa cidade na época da Copa também.
O Brasil terá nos próximos anos uma oportunidade de reconstruir a imagem turística do país para o mundo. Algumas cidades já fizeram isso antes. Barcelona, na Espanha, sede dos Jogos Olímpicos de 1992, investiu grande parte do seu orçamento na própria cidade. Algumas mudanças já podem ser observadas no cenário político e administrativo do país. Hoje, dia 17 de Junho de 2011, saiu a nomeação do novo presidente do Embratur - o Instituto Brasileiro de Turismo.

A publicação no Diário Oficial pode ser vista aqui

Considerando a publicação na Imprensa Nacional, pedimos ao blog da vez (Diplomática na Copa) que analise diplomática e tipologicamente essa publicação, bem como discuta se, mesmo sendo em um meio de publicação oficial do governo, é possível conter informações inverídicas e publicações não-autênticas.

É isso pessoal, passamos a bola pra vocês!


Postado por Raiane Marra e Janaina Galvão
Marcadores: edit post
0 Responses

Postar um comentário