Diplomática e Tipologia Documental + Diplomàtica.cat


O blog de Diplomática e Tipologia Documental passa a contar com mais um colaborador, o Prof. Joan Soler da Escola de Arquivística e Gestão Documental da Universidad Autónoma de Barcelona, responsável pela disciplina de Diplomática Medieval, Moderna, Contemporânea e Digital, por meio de seu Blog Diplomàtica.cat.
Agora teremos acesso as notícias referentes aos estudos diplomáticos e suas aplicações no contexto europeu sob uma perspectiva mais atual que não se fixa somente na análise das antigas formas.
Em uma breve visita ao Blog do Prof. Soler podemos destacar algumas caracteristicas em comparação ao nosso "Blog-Comandante" Diplomática e Tipologia Documental.
Ambos procuram apresentar a Diplomática e o estudo das Tipologias Documentais de forma mais prática, contextualizando com as demandas documentais da atualidade. O Blog Diplomática.cat além da troca de idéias, práticas e textos,também utiliza enquentes para discutir os pontos de vista sobre a aréa. 
Um diferencial entre os Blogs é que o Blog catalão aborda de forma primorosa os documentos contemporâneos, com destaque a documentos administrativos/empresariais; enquanto o Diplomática e Tipologia Documental faz abordagens mais diversificadas, com uma metodologia mais pedagógica, direcionado os alunos a se posicionarem diante diferentes situações, como por exemplo a análise sobre os ticketes promocionais de uma rede de alimentação, artigos de Escoteiros,o que favorece a compreensão de que as teórias arquivisticas não são aplicadas somente no contexto da administração pública.
É satisfatório ver que muito tens sido os esforços pelos profissionais da aréa para tornar a Diplomática não somente difundida por meio deste meio de comunicação tão abrangente, a Internet, como também torná-la mais acessivel ao conhecimento por meio de uma linguagem de fácil assimilação.
Marcadores: edit post
0 Responses

Postar um comentário