Análise Documental - Atividade em sala de aula (23-09-11)


Na aula de Diplomática e Tipologia Documental do dia 23/09/11 estudamos o texto de Luciana Duranti referente a Origem e Desenvolvimento da Diplomática. O texto aborda conceitos teóricos essenciais para gestão arquivística tais como Autenticidade, Documento Autêntico, Documento Original, Cópia e outros que auxiliam em uma análise documental que comunique a essência do documento. Uma análise que permita extrair a informação representativa do documento.
Segundo Duranti, quando se examina criticamente um documento "diplomáticamente" se deve considerar os propósitos de sua criação,suas relações, o desenvolvimento de seu processo  e o caráter de suas condições físicas e intelectuais.
Para aplicação de parte destas teorias foi proposta a seguinte atividade: Foram distribuidos documentos diversificados para os grupos analisarem quanto aos caracteristicas diplomáticas básicas.
Nosso grupo analisou um folheto referente a Semana Universitária da Faculdade de Educação da UnB referente a comemoração de seus 25 anos no periodo de 01/04/1991 a 05/04/1991.
Podemos extrair de forma sucinta as seguintes informações:
NOME DA ESPÉCIE DOCUMENTAL: Cronograma de Eventos
PRINCIPAIS CARACTERISTICAS: 
*Temática do Evento;
*Relação de datas e horários das atividades pré-estabelecidas;
*Locais de realização dos eventos.
SINAIS DE VALIDAÇÃO: 
* Logomarca da Instituição
*Identificação do Setor responsável. 
Marcadores: edit post
0 Responses

Postar um comentário