Viaje nesse Filme

Cópia Fiel, o novo filme de Abbas Kiarostami, principal diretor iraniano da atualidade, traz em seu roteiro uma discussão sobre o que é autêntico e o que não é, o valor de uma obra original assim como de uma cópia.
Os personagens principais, interpretados por Juliette Binoche, vencedora do prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2010, e William Shimell, o barítono britânico estreante no cinema, criam uma atmosfera intimista cheia de altos e baixos de emoções e de pensamentos. Os diálogos entre os dois, a princípio, evidenciam uma relação de ídolo-fã – sendo ela uma admiradora do trabalho dele, que é escritor e está na Itália para o lançamento do seu novo livro, Copie Conforme (Cópia Fiel), premiado como o melhor estrangeiro do ano. Depois, as conversas entre eles se transformam em uma discussão de relacionamento, como se fossem marido e mulher.
Porém, a relação entre eles nunca fica clara. Eles são realmente casados? Ou estão representando uma história? Além da instabilidade do amor, Cópia Fiel aborda temas como o que dá nome à obra, em torno da importância da discussão sobre o que é autêntico ou falsificado, e o valor, relativo ou absoluto, das muitas cópias encontradas no mundo da arte. No filme há os questionamentos: o que é original? A cópia é melhor do que o original? Quem determina isso, o realizador ou quem empresta seu olhar a algo? Onde ficam nossas certezas quando descobrimos certas contradições e complexidades?
Num certo momento, ele diz que “o que importa é olhar sobre um tema, não o tema em si”. E é esse mesmo olhar que muda a perspectiva de um objeto, que em um meio comum pode não receber o mesmo olhar que receberia estando em um museu. Ou seja, o objeto não muda, mas sim a visão de quem o olha.
Ambientado em paisagens espetaculares, que quase nos transportam para a Toscana, Cópia Fiel é um excelente filme para reflexão.
Muitos temas já foram abordados no cinema, mas Kiarostami mostra que ainda é possível observar com um outro olhar para uma mesma história.
Confira o trailer:

Postado por:  Raiane Marra
Marcadores: edit post
0 Responses

Postar um comentário