Atividade no CEDOC

            

           Na aula do dia 06 de maio, foi realizada no CEDOC uma atividade indicada pelo professor André. Nesse exercício os grupos deveriam realizar uma pesquisa sobre o Centro de Documentação da UnB. Para essa pesquisa foi proposto que cada componente do grupo buscasse informações em fontes diferentes durante 15 minutos. As fontes de pesquisa foram: internet, entrevista com a diretora Tânia Maria, entrevista com os monitores e observação do acervo. 
             
            Através delas vimos que a instituição foi criada em agosto de 1986, primeiramente com o nome de CEDAQ. Em 1988 o atual nome foi adotado e desde então, o Centro de Documentação, que funciona como um Arquivo Central, reuniu documentação textual, audiovisual e microfilmes desde a década de 60. De acordo com o site, o CEDOC tem por finalidade "recolher, preservar e garantir o acesso aos documentos arquivísticos de valor permanente produzidos e acumulados pelas áreas meio e fim da FUB, bem como aos bens culturais históricos, constituindo-se em instrumento de apoio à administração, à cultura, à história e ao desenvolvimento científico e tecnológico, de acordo com os interesses da Universidade".

              A instituição tem quatro coordenadorias: de Arquivos, de Conservação e Restauração,  de Microfilmagem e de Pesquisa e Investigação. Além das coordenadorias, compõem o CEDOC a Diretoria, a Assessoria, o Núcleo de Informática e a Secretaria Administrativa.

Na documentação textual vimos diversas espécies: processos, contratos, pareceres, atos, relatórios, circulares, ofícios, memorandos, inqueritos, periódicos, dissertações e outras. As funções são tão diversas quanto as espécies documentais. Memorandos, circulares e ofícios exercem a função de comunicar; relatórios registram atividades; processos possuem a função de agrupar documentos sobre um caso; pareceres dão conclusão acerca de algo; contratos firmam acordo entre duas partes; inquéritos tem função de apurar fatos. 

         Ao final das pesquisas foi distribuído um questionário para ser respondido. Nesse questionário buscava-se conhecer as espécies documentais existentes CEDOC bem como as suas funções, os tipos documentais existentes, as séries, entre outros aspectos. Com isso pôde-se perceber que cada fonte apresentou um resultado diferente para a pesquisa e que só com a junção de todos esses resultados é que foi possível ter uma visão ampla das atividades realizadas pela instituição e do seu acervo. Pontanto cada fonte teve sua importância para a atividade. 

Postado por: Cíntia, Janaina e Raiane
0 Responses

Postar um comentário