Primeira Decolagem

Olá passageiros!
Nosso comandante solicitou que apresentássemos as características de um documento. Para isso, escolhemos o passaporte, um documento de identidade que atesta formalmente o portador como nacional de um Estado e permite a travessia de fronteiras de países estrangeiros.
Para identificar seu portador, os passaportes geralmente contém alguns elementos em comum como a fotografia, assinatura, data de nascimento e nacionalidade. O formato também é padronizado: começam com uma capa identificando o país emissor, depois uma página também nomeando o país. Posteriormente, há páginas que fornecem informações sobre o portador; o que se segue é uma quantidade de páginas numeradas em branco destinadas a vistos ou carimbos de entrada e saída.


- Análise Tipológica:

Entidade Receptora: Solicitante do Passaporte
Espécie: Passaporte
Função: Permitir a entrada o cruzamento de fronetiras entre países
Gênero: Textual
Suporte: Papel
Forma: Original

- Análise Diplomática:


 Marca d'água - ao colocar a página contra a luz obtém-se a visualização das Armas da república, da palavra Brasil e da numeração de página em eletrotipo.







 Fio de Segurança - inserido na massa do papel, com 1,3 mm de largura, contém a bandeira nacional brasileira estilizada e em cores originais, intercalando posição com a palavra BRASIL, que se apresenta alternadamente espelhada.








Linha de Costura - composta por três fios de alta qualidade, sendo um fio na cor verde e dois na cor amarela, estes últimos com luminescência vermelha sob a ação de raios ultravioleta.











 Tinta Opticamente Variável - ao mudar o ângulo de visualização, obtém-se a variação de cor do magenta para o verde no retângulo que contém o vazamento da sigla "BRA" 





 Fundos Especiais - fundos em íris, numismáticos com fragmentos do texto "REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL" e desenho estilizado da bandeira nacional brasileira, microletras positivas e negativas, Armas da república, padrão geométrico de rosáceas e guilhoches.






Perfuração - com furos cônicos e código alfanumérico com duas letras e seis algarismos. 
Além desses sinais de validação, existem outros que garantem a autenticidade do documento.
É importante ressaltar que cada país possui regras específicas para imigração e deve-se sempre estar atento ao prazo de validade do passaporte. Os países do Mercosul aceitam a entrada de brasileiros apenas com o RG original, porém para Argentina a cédula de identidade deve ter no máximo 10 anos da data de expedição; para o Chile o máximo é de 5 anos. 
Fique atento aos requisitos de cada país e viaje com tranquilidade!


Postado por:  Raiane Marra
Marcadores: edit post
0 Responses

Postar um comentário