Exercício Prático no CEDOC/UnB
sexta-feira, setembro 30, 2011
Na data de 23 de setembro o Professor André Ancona Lopes, na aula de Diplomática e Tipologia Documental, realizada no Centro de Documentação- CEDOC da UnB, nos apresentou um exercício bem interessante. A atividade consistia em dividir a turma em equipes de 05 alunos onde foram distribuídas as seguintes tarefas para cada um:
1 aluno seria Jornalista, que entrevistaria a Diretora do CEDOC, Tânia;
1 aluno entrevistaria os alunos pré-definidos pelo professor para responder as questões sobre o Arquivo Intermediário e Permanente do CEDOC;
2 alunos seriam observadores para observar o Arquivo Permanente e o Intermediário;
1 aluno faria pesquisa na Internet referentes a estrutura funcional do CEDOC da UnB.
Após a execução das tarefas estabelecidas, os grupos se reuniram e baseadas nas informações coletadas, deveríamos responder ao questão elaborado pelo professor, como a segue:
QUAIS AS ESPÉCIES DOCUMENTAIS EXISTENTES NO CEDOC?
Atas, Atos, Cartas, Convites, Filmes, fotos, Ofícios, Projetos, Provas, Processos, relatórios, registros, resoluções, solicitações.
QUAIS AS CORRESPONDÊNTES FUNÇÕES DE TAIS ESPÉCIES?
Atas =de registro de solenidades e reuniões
Atos =da Reitoria
Cartas= Diversas
Convite = solicitar presença de autoridades em evento
Filmes= de eventos
Fotos de eventos
Ofícios Diversos
Projetos Pedagógicos
Provas=avaliar/mensurar o conhecimento absorvido pelo corpo discente
Processos trabalhistas/seletivo de Mestrado e Doutorado
Registro de Diploma
Relatórios = resumo de atividades desenvolvidas internamente
Resolução = implementar e informar sobre procedimentos administrativos
Solicitações=
QUAIS OS TIPOS DOCUMENTAIS EXISTENTES NO CEDOC?
Atas de Reuniões Ordinárias, Atos da reitoria, Dossiês do PIBIC, Processos precatórios, Processos trabalhistas, Processos seletivo Mestrado e Doutorado, Projeto de extensão, Registros de Diploma, Resoluções da Reitoria
RELACIONE AS SÉRIES DOCUMENTAIS DO ARQUIVO DO CEDOC COM A RESPECTIVAS FASES DO CICLO DE VIDA, DE ACORDO COM A TEORIA DAS 3 IDADES.
Tipos séries documentais existente no CEDOC | Prazo de guarda | Destinação Final | Observações | |
Fase corrente | Fase Intermediária | |||
Atas de reunião Ordinárias | 5 anos | Guarda Permanente | ||
Atos da Reitoria, Normatização, Regulamentação | Enquanto Vigora | Guarda Permanente | ||
Dossiês de PIBIC | Enquanto o aluno mantiver o vínculo com a Instituição de ensino | * | Eliminação | *O prazo total de guarda é de 100 anos |
Processos Precatórios | 5 anos | 95 anos | Guarda Permanente | |
Processos seletivo | 3 anos | 2 anos | Eliminação | |
Processos trabalhistas | 5 anos | 95 anos | Guarda Permanente | |
Projeto de Extensão | Enquanto Vigora | 5 anos | Guarda Permanente | |
Registro de Diploma | 5 anos | 5 anos | Guarda Permanente | |
Relatórios de Atividades | 5 anos | Guarda Permanente | ||
Resoluções da Reitoria | Enquanto Vigora | 10 anos | Eliminação |
SUGIRA UM PLANO DE CLASSIFICAÇÃO PARA OS DOCUMENTOS DO CEDOC
ATOS DA REITORIA
Normatização, Regulamentação
Inclui documentos referentes ao funcionamento da instituição
COMISSÕES. CONSELHOS. GRUPOS DE TRABALHO. JUNTAS, COMITÊS
Atas de reuniões Ordinárias
Relatórios de Atividade
INICIAÇÂO CIENTÍFICA
Dossiês de PIBIC
DENÚNCIAS. INQUÉRITOS. SINDICÂNCIAS
Processos Precatórios
Processos trabalhistas
SELEÇÃO
Processos seletivo
EXTENSÃO
Projeto de Extensão
REGISTRO
Registro de Diploma
RESOLUÇÔES
Resoluções da Reitoria
QUE AÇÕES ARQUIVÍSTICAS PODERIAM SER IMPLANTADAS NO CEDOC?
Primeiro: fazer um levantamento da documentação acumulada no CEDOC, para saber o que de fato é orgânico e o que não é, tomando as medidas necessárias para transferir ou eliminar o que não é de competência do CEDOC custodiar.
Segundo: deve-se fazer um grupo de trabalho, nomeado com o propósito de levantar as funções e atividades de cada órgão e Secretarias das Faculdades da UnB.
Terceiro: após o levantamento da massa documental, fazer um Código de classificação e uma tabela com os prazos de guarda ou eliminação de documentos.
Quarto: após deve-se fazer uma norma onde as pessoas nos órgão e secretarias saibam o que fazer ou como recolher a documentação para o Arquivo facilitando assim os procedimentos.
* * *
Após uma breve explanação sobre a tarefa desenvolvida pela turma, o professor André prossegui com uma explicação sobre as tipologia, baseada nos documentos encontrados no CEDOC, levando em consideração os príncipios teoricos defendidos por estudiosos da aréa, como Luciana Duranti.
O fator relevante é que toda análise documental, dentre várias outras aplicabilidades, objetiva contribuir para a recupeção da informação de forma eficiente e eficaz, sendo esta busca resultado de uma gestão documental de fato orgânica-funcional.
Inspirados por este estudo, realizamos uma pesquisa na Internet e encontramos um trabalho já pronto inclusive que foi feito com a colaboração da professora Tânia, sobre o Código de Classificação de Documentos e tabela de Temporalidade das Instituições de ensino Superiores - IFES, realizado pelo Arquivo Nacional, que se encontra no LINK.: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm, este trabalho com certeza fará com que as Universidades de todo o país possam ter um norte para começar o trabalho de organizar e guardar seus documentos fazendo com que melhorem cada vez mais esse trabalho, pois um código e uma tabela de temporalidade são instrumentos dinâmicos que precisam sempre de modificações e cuidado.
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