Viagem em rumo ao Trabalho Final - Com Escala no CEDOC e INT/UnB

Começa nossa viagem rumo ao Trabalho Final da Disciplina Diplomática e Tipologia Documental. 
Nosso voo envolve duas escalas obrigatórias para um bom desenvolvimento do trabalho. Uma delas é no Centro de Documentação da UnB - CEDOC; a seguinte, no INT (Assessoria de Assuntos Internacionais).
Nosso grupo realizou nesta quarta-feira 16/11/2011 pesquisar sobre as peculiaridades dos documentos que compõe o processo de intercâmbio internacional estudantil realizado pelos alunos de graduação da UnB. Nos dividimos em dois grupos para poder cumprir a visita aos dois lugares. No CEDOC, a visita foi feita pela Nilsa, Erika e o Marcos. No  INT a visita foi realizada pela Janaina e a Cintia.


Nosso grupo foi muito bem recebido pela equipe do CEDOC. Os funcionários foram muito solícitos nos mostrando a documentação e nos respondendo nossos questionamento sobre o documento escolhido por nós.
No  INT não foi possivel realizar a pesquisa,  pois os funcionários não puderam nos atender alegando que o responsável não se encontrava na Universidade. Então essa visita ficou para se remarcada para semana seguinte.
 
Com base na documentação que tivemos acesso no CEDOC, podemos verificar que o conjunto documental que forma o processo de seleção para intercâmbio internacional seguem as normas do edital de Convocação (documento que é o foco de nosso estudo); que por sua vez, segue os Acordos firmados entre a UnB e as Universidades conveniadas.

No CEDOC tivemos acesso a cópias do Ato da Reitoria que instituiu o INT, assim como ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação, firmando pelo Ministério das Relações Internacionais (MRE) e o Ministério da Educação (MEC).
 
De acordo com o texto de Mariano García Ruiperez referente " La Legislación como fuente de estudio básica de las series documentales en archivos públicos", é essencial conhecer não só a estrutura organizacional, mas também as normas que a regem e a regulam; sendo estas que comunicam a missão e objetivos da instituição. A partir do conhecimento destas informações, a compreensão do tipo de documento produzido pela instituição e seu ciclo vital passa a ser melhor compreendido e analisado.

No mais, a visita foi bem sucedida e para comprová-la, registramos por meio desta foto:

Equipe do Blog Passaporte para a Informação com a Diretora do CEDOC e funcionário

 
Marcadores: edit post
0 Responses

Postar um comentário