Trabalho Final - Um Documento Para Chamar de Meu






Sras e Srs passageiros, em nome do Cmte. Professor André  e do Blog Passaporte para Informação Airlines, apresento as boas vindas à bordo do Trabalho Final com destino à aprovação. 


Durante a decolagem, o encosto de sua poltrona deve ser mantido na posição vertical, sua mesa fechada e travada.


Informamos que durante o vôo de apresentação deste trabalho não poderão ser utilizados jogos eletrônicos e câmeras de vídeo. Os telefones celulares deverão permanecer desligados. Dentro de instantes, daremos início ao nosso serviço de bordo.


Bem vindos ao DOCUMENTO PARA CHAMAR DE SEU - CONVOCAÇÃO PARA O PROCESSO DE PRÉ-SELEÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO AO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO. Permaneçam sentados e com os cintos afivelados até que os sinais de "término da leitura" sejam apagados.


O Cmte. e a tripulação deste blog agradecem por terem escolhido Blog Passaporte para Informação para leitura deste trabalho final, tenham todos uma ótima viagem! 

Escala INT/UnB

     Nesse voô da tripulação diplomática e tipologia documental, a hora da última chamada pra embarcar no "Trabalho Final" chegou !!! Fizemos a escala no INT/UnB e conseguimos entender melhor os trâmites documentais  necessários para realização de intercâmbio acadêmico.Como explicado anteriormente, a equipe se dividiu para visitas (no Cedoc/Unb e no INT/UnB) e  para comprovar escolhemos a forma mais comum para registrar viagens, a fotografia, para nós (chiques!!kk) o documento iconográfico.



Janaina e Cíntia com o funcionário Leandro do INT.

Viagem em rumo ao Trabalho Final - Com Escala no CEDOC e INT/UnB

Começa nossa viagem rumo ao Trabalho Final da Disciplina Diplomática e Tipologia Documental. 
Nosso voo envolve duas escalas obrigatórias para um bom desenvolvimento do trabalho. Uma delas é no Centro de Documentação da UnB - CEDOC; a seguinte, no INT (Assessoria de Assuntos Internacionais).
Nosso grupo realizou nesta quarta-feira 16/11/2011 pesquisar sobre as peculiaridades dos documentos que compõe o processo de intercâmbio internacional estudantil realizado pelos alunos de graduação da UnB. Nos dividimos em dois grupos para poder cumprir a visita aos dois lugares. No CEDOC, a visita foi feita pela Nilsa, Erika e o Marcos. No  INT a visita foi realizada pela Janaina e a Cintia.


Nosso grupo foi muito bem recebido pela equipe do CEDOC. Os funcionários foram muito solícitos nos mostrando a documentação e nos respondendo nossos questionamento sobre o documento escolhido por nós.
No  INT não foi possivel realizar a pesquisa,  pois os funcionários não puderam nos atender alegando que o responsável não se encontrava na Universidade. Então essa visita ficou para se remarcada para semana seguinte.
 
Com base na documentação que tivemos acesso no CEDOC, podemos verificar que o conjunto documental que forma o processo de seleção para intercâmbio internacional seguem as normas do edital de Convocação (documento que é o foco de nosso estudo); que por sua vez, segue os Acordos firmados entre a UnB e as Universidades conveniadas.

No CEDOC tivemos acesso a cópias do Ato da Reitoria que instituiu o INT, assim como ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação, firmando pelo Ministério das Relações Internacionais (MRE) e o Ministério da Educação (MEC).
 
De acordo com o texto de Mariano García Ruiperez referente " La Legislación como fuente de estudio básica de las series documentales en archivos públicos", é essencial conhecer não só a estrutura organizacional, mas também as normas que a regem e a regulam; sendo estas que comunicam a missão e objetivos da instituição. A partir do conhecimento destas informações, a compreensão do tipo de documento produzido pela instituição e seu ciclo vital passa a ser melhor compreendido e analisado.

No mais, a visita foi bem sucedida e para comprová-la, registramos por meio desta foto:

Equipe do Blog Passaporte para a Informação com a Diretora do CEDOC e funcionário

 
Marcadores: 0 comentários | edit post

Vai um intercâmbio ai ??????

Palestra sobre bolsas de estudo na Holanda
O Nuffic Neso Brazil, escritório oficial de representação do ensino superior holandês no Brasil, convida para a apresentação "Oportunidades de estudo e bolsas na Holanda", voltada para estudantes e profissionais que desejam se aperfeiçoar e investir em suas carreiras. Os interessados em se candidatar aos programas de bolsas das universidades holandesas, terão a oportunidade de receber gratuitamente orientação especial direcionada à aplicação para bolsas.
Tire suas dúvidas pessoalmente

Detalhes do Evento
Quando 23 de novembro 2011 às 18:00
Onde Escritório do Nuffic Neso Brazil: Ed. Torre do Pátio Brasil, salas 1325/27, Brasília - DF
E-mail de Contato info@nesobrazil.orgEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  
Telefone de Contato (61) 3041-6094

Não perca a apresentação Estude na Holanda, que a equipe do Nuffic Neso Brazil preparou especialmente para você, estudante brasileiro que deseja ter uma experiência internacional de estudos de qualidade, em uma sociedade multicultural localizada no coração da Europa.

Entre os tópicos abordados na apresentação estão:
  • Por que estudar na Holanda?
  • O ensino superior holandês.
  • Bolsas de estudos - as várias possibilidades.
  • A vida na Holanda.
  • Curiosidades.
  • Informações práticas.

A apresentação é gratuita e, para participar, basta confirmar sua presença enviando um e-mail com seu nome para info@nesobrazil.orgEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou ligando para(61) 3041-6094.

Divulgação feita pelo
Setor de Divulgação e Eventos
Assessoria de Assuntos Internacionais- INT
fone: 3107-0465
e-mail: divulgint@unb.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Visite nosso site: www.int.unb.br

Solicitação de Abono de Faltas

De acordo com a aula do dia 28/10/2011 o Professor André solicitou-nos se quizessemos uma falta abonada deveríamos preencher o formulário de solicitação de abono de Falta em anexo e enviássemos as provas para o abono. 



Solicito abono de Faltas
Marcadores: 0 comentários | edit post