As oito análises diplomáticas e tipológicas




Numa dessas sextas-feiras, durante um de nossos voos pela Diplomática, o comandante André solicitou que fosse feita uma análise de acordo com os oito (isso mesmo, OITO) modelos de análise diplomática e tipológica que estão no capítulo 1.3 do livro de Ruipérez (bibliografia).

Então, curtam a viagem:







Julho = F É R I A S!

Imagem reirada do Blog Epilihp

Mês de Julho chegando...isso significa: FÉRIAS!
Muitos já estão desfrutando desses dias onde o ócio reina.
E férias geralmente vêm acompanhadas de viagens.
Resolvi indicar os documentos necessários para cada tipo de viagem, para que ninguém tenha dor de cabeça na hora de embarcar.

História Sem Fim

Bom dia, Boa Tarde, Boa Noite (depende da hora que vocês lerem...)

Conforme solicitado pelo blog Arquivos da Night, faremos uma análise diplomática e tipológica do seguinte bilhete de passagem:
Então, lá vamos nós!
Marcadores: 0 comentários | edit post

Última Viagem

Caros passageiros, apertem os cintos, o piloto sumiu já estamos terminando a nossa viagem pela diplomática.
Assim começa o fim: O nosso trabalho final.
Esperamos aterrissar sem nenhuma turbulência
nem ir parar na ilha de Lost

E o Bush tava viajando?


E a veracidade???

Death Note

Resposta ao exercício proposto pelo nosso comandante (aqui)
“Mais de 100 indiozinhos no mesmo barco iam navegando pelo lago abaixo, quando algo se aproximou e o pequeno barco dos indiozinhos, infelizmente, virou.”
É pessoal, mais um caso de barco afundando em Brasília. MAS CHOQUEM!!! Dessa vez o fato não é relacionado à política. Isso mesmo, o cenário agora é outro. Agora é envolvendo o nosso lindo e artificial Lago Paranoá (ler notícia AQUI).
Não sei se vocês lembram, mas, exatamente há um ano (22/05/2010), uma lancha afundou naquele mesmo lago (Relembrar AQUI). Será uma coincidência? Destino? Conspiração?
E para não fugir a regra, quando fatos deste tipo acontecem, vem um monte de questões à tona. Está na hora de averiguar os fatos e apontar os possíveis culpados. O que aconteceu? De quem é a culpa?
Neste caso, vamos colocar nossas mentes, diplomaticamente treinadas, para funcionar e imaginar o que tenham sido os fatos, baseados em várias histórias contadas e documentos que os comprovem.
Galera, faz de conta que a lista não sumiu em meio aquela imensidão de água, vamos imaginar que esta lista contendo os nomes dos passageiros que supostamente estavam barco não tenha afundado e que segundo informações (desencontradas) nesta lista constavam 80 nomes impressos, sendo que bombeiros calcularam que haviam mais de 100 passageiros no barco. Como foi possível tantas pessoas a mais no barco? Os depoimentos dos funcionários e dos participantes da festa serão parecidos, já que estavam no mesmo ambiente quando o fato ocorreu?

Marcadores: 0 comentários | edit post

Resposta ao Desafio Troféu da Copa + Diplomática


Esse é um post resposta ao desafio proposto pelo blog Diplomática na Copa sobre a taça Jules Rimet, suas réplicas e roubos (íntegra aqui)

Marcadores: 1 comentários | edit post

Viaje nesse Filme - 3 - Narradores de Javé

Passageiros,
Para relaxar um pouco, vamos assistir a um filme! Assistiremos “Narradores de Javé”. Recoste em seu assento e aproveite!
Marcadores: 0 comentários | edit post

Viaje nesse Filme - 2 - Deu a louca na Chapeuzinho

Olá viajantes,

    Para a avaliação, assistimos junto com a tripulação o filme “Deu a louca na Chapeuzinho”. Dentre várias relações possíveis com a disciplina Diplomática e Tipologia Documental, tentaremos abordar partes do filme que chamaram nossa atenção. Apertem os cintos e vamos lá!!
Marcadores: 0 comentários | edit post

Ela disse adeus.


Olá queridos passageiros. 
Essa semana (que ainda nem acabou) já está marcada na história com duas retiradas históricas. A primeira do pequeno Shaq (also know as Shaquille O'Neal) que se aposentou e agora não teremos mais quem quebre tabelas. The game will never be the same. Além dele, outra pessoa, não menos importante, decidiu se retirar também. Nossa (ex  ) tripulante Cíntia não estará mais entre nós (durante as aulas de diplomática, apenas).