Análise de um Documento da Área Fim

Após uma visita ao CEDOC, Centro de Documentação da UnB, o nosso grupo escolheu  um documento da atividade fim da nossa Universidade para realizar a seguinte análise diplomática e tipológica:


Espécie: Ato
Gênero: Textual
Suporte: Papel
Formato: Folha avulsa
Forma: Original
Linguagem: Formal
Idioma: Português
Data tópica: Brasília
Data cronológica: 07 de março de 2007
Entidade Produtora: Reitoria da Universidade de Brasília
Entidade Receptora: Universidade de Brasília
Função: Criar o Centro Interdisciplinar de Formação Continuada da UnB - INTERFOCO.
Descrição: O documento inicia com o nome da instituição centralizado em negrito. Logo abaixo encontra-se a epígrafe também centralizada. A ementa fica alinhada à direita do texto. Em seguida fica o preâmbulo. O texto está dividido em artigos e seus respectivos incisos. Na frente da folha há uma rubrica. No final do documento encontra-se a data tópica e a data cronológica, acompanhadas da assinatura do reitor.

Postado por: Cíntia, Janaina e Raiane
Marcadores: 0 comentários | edit post

Atividade no CEDOC

            

           Na aula do dia 06 de maio, foi realizada no CEDOC uma atividade indicada pelo professor André. Nesse exercício os grupos deveriam realizar uma pesquisa sobre o Centro de Documentação da UnB. Para essa pesquisa foi proposto que cada componente do grupo buscasse informações em fontes diferentes durante 15 minutos. As fontes de pesquisa foram: internet, entrevista com a diretora Tânia Maria, entrevista com os monitores e observação do acervo. 
             
            Através delas vimos que a instituição foi criada em agosto de 1986, primeiramente com o nome de CEDAQ. Em 1988 o atual nome foi adotado e desde então, o Centro de Documentação, que funciona como um Arquivo Central, reuniu documentação textual, audiovisual e microfilmes desde a década de 60. De acordo com o site, o CEDOC tem por finalidade "recolher, preservar e garantir o acesso aos documentos arquivísticos de valor permanente produzidos e acumulados pelas áreas meio e fim da FUB, bem como aos bens culturais históricos, constituindo-se em instrumento de apoio à administração, à cultura, à história e ao desenvolvimento científico e tecnológico, de acordo com os interesses da Universidade".

              A instituição tem quatro coordenadorias: de Arquivos, de Conservação e Restauração,  de Microfilmagem e de Pesquisa e Investigação. Além das coordenadorias, compõem o CEDOC a Diretoria, a Assessoria, o Núcleo de Informática e a Secretaria Administrativa.

Na documentação textual vimos diversas espécies: processos, contratos, pareceres, atos, relatórios, circulares, ofícios, memorandos, inqueritos, periódicos, dissertações e outras. As funções são tão diversas quanto as espécies documentais. Memorandos, circulares e ofícios exercem a função de comunicar; relatórios registram atividades; processos possuem a função de agrupar documentos sobre um caso; pareceres dão conclusão acerca de algo; contratos firmam acordo entre duas partes; inquéritos tem função de apurar fatos. 

         Ao final das pesquisas foi distribuído um questionário para ser respondido. Nesse questionário buscava-se conhecer as espécies documentais existentes CEDOC bem como as suas funções, os tipos documentais existentes, as séries, entre outros aspectos. Com isso pôde-se perceber que cada fonte apresentou um resultado diferente para a pesquisa e que só com a junção de todos esses resultados é que foi possível ter uma visão ampla das atividades realizadas pela instituição e do seu acervo. Pontanto cada fonte teve sua importância para a atividade. 

Postado por: Cíntia, Janaina e Raiane

Viaje nesse Filme

Cópia Fiel, o novo filme de Abbas Kiarostami, principal diretor iraniano da atualidade, traz em seu roteiro uma discussão sobre o que é autêntico e o que não é, o valor de uma obra original assim como de uma cópia.
Marcadores: 0 comentários | edit post

Resposta ao Desafio: Licitação X Copa 2014



Resposta ao desafio proposto pelo blog Diplomática na Copa (here).

Marcadores: 0 comentários | edit post