Resposta ao Desafio Marombados!!!

Resposta ao desafio proposto pelo Arquivo em forma (aqui). 
Vamos começar a malhação:




Marcadores: 0 comentários | edit post

Desafio - Sapo Queijo Nada



Este é um post-resposta ao desafio proposto pelo Comandante André. Uma fatura de serviço de telefonia celular chega ao titular da conta, mas o endereço na fatura era "Sapo Queijo Nada". Como essa fatura chegou ao real endereço? Como seria uma análise diplomática e tipológica de um documento assim?


Marcadores: 0 comentários | edit post

Desafio

 Em 1993, num julgamento à revelia, Cesare Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália, acusado de quatro assassinatos durante a década de 70. No Brasil, Battisti foi condenado a dois anos de prisão em regime aberto por porte de passaporte falso. A decisão foi tomada pela 2ª Vara Federal do Rio, segundo o acompanhamento processual da Justiça Federal. Em audiência em dezembro de 2009, Battisti admitiu que portava um passaporte falso ao chegar ao Brasil, em setembro de 2004.
 Segundo o italiano, agentes brasileiros e italianos que o monitoravam liberaram sua entrada no país, e que o passaporte, que era monitorado com código de barras, não foi utilizado.
No processo, ele é acusado de falsificação de selo ou sinal público ao entrar no Brasil --usou carimbo falso do Brasil num segundo passaporte que teria sido enviado da França depois que o documento com o qual chegou ao Brasil teria sido roubado. Battisti alegou que não precisou usar nenhum dos passaportes. O documento foi repassado por uma comunidade de refugiados da França.
Exilado, viveu na França e no México antes de fugir para o Brasil, em 2007, onde foi preso. Em janeiro de 2009, o então ministro da Justiça, Tarso Genro, concedeu refúgio político a ele, mesmo com a  decisão contrária do Conare (Comitê Nacional para os Refugiados).
--
 Quando as pessoas ouvem falar de “documentos falsos”, geralmente aparece na mente um conjunto de outros produtos também chamados de falsos ou falsificados: remédios falsos, perfumes falsos, programas de computação falsos (piratas), etc..
Mas, mesmo se o objeto “imitado” fosse idêntico ao original, é costumeiro chamá-lo de falso, embora, deveria ser chamado “apócrifo” (conceito que remete à não-autenticidade).
 O desafio proposto será dividido em duas partes.


PrimeiraO que seria o “passaporte falso” de Cesare Battisti:
 Um que foi desenhado por criminosos artistas, reproduzido em gráficas clandestinas, e que nada tem a ver com o governo da França? Ou um passaporte emitido pelo governo, mas que foi adulterado, por exemplo, alterando uma firma ou uma foto? Ou um passaporte integramente autêntico, mas que é utilizado por outra pessoa que não é o titular? Seria melhor chamar esse passaporte de falso, apócrifo ou adulterado? (Essas perguntas são exemplificativas, ou seja, dão o pontapé inicial para a discussão do que seria o passaporte falso. Não é necessário responder cada uma, mas discutir falsidade, autenticidade e veracidade!)

 
Segunda: Após a leitura do texto do Ruipérez sobre passaportes, discorra sobre as diferentes funções que o passaporte exerceu até os dias atuais.


Esta atividade deverá ser postada nos respectivos blogs (em grupo), até sexta-feira, às 18h59.



Postado por: Cíntia, Janaina, Jonatas e Raiane
Marcadores: 3 comentários | edit post

Análise de Documentos da Universidade de Brasília - UnB



Olá!
No último voo, nosso camandante solicitou que fosse apresentada uma análise para um conjunto de documentos, assim como a proposta de um plano de classificação. então, ai vai:

Marcadores: 0 comentários | edit post

Primeira Decolagem

Olá passageiros!
Nosso comandante solicitou que apresentássemos as características de um documento. Para isso, escolhemos o passaporte, um documento de identidade que atesta formalmente o portador como nacional de um Estado e permite a travessia de fronteiras de países estrangeiros.
Para identificar seu portador, os passaportes geralmente contém alguns elementos em comum como a fotografia, assinatura, data de nascimento e nacionalidade. O formato também é padronizado: começam com uma capa identificando o país emissor, depois uma página também nomeando o país. Posteriormente, há páginas que fornecem informações sobre o portador; o que se segue é uma quantidade de páginas numeradas em branco destinadas a vistos ou carimbos de entrada e saída.

Marcadores: 0 comentários | edit post

Objetivos dessa viagem

Senhores passageiros, 

Em nome do Comandante André P. A. Lopez e da  Companhia UnB apresentamos as boas vindas a bordo do vôo Diplomática e Tipologia Documental com destino à menção SS.
Durante o voo, será feita a análise de documentos relacionados ao turismo.
Observem os avisos para as tarefas e desafios propostos pelo nosso Comandante.
Não se esqueçam de consultar os outros tripulantes.
Obrigado por terem escolhido a nossa Companhia e tenham todos uma ótima viagem!

Os Mochileiros

Cíntia, Janaína, Marcos Adriano, Érika e Nilsa, alunos do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília que aceitaram uma nova proposta de metodologia de trabalho     apresentada pelo professor André Porto Ancona Lopez na disciplina Diplomática e Tipologia Documental.